Cristina Brito, 41, é moradora do Conjunto Residencial José Euclides, no Jangurussu, em Fortaleza, e uma das 139 alunas certificadas pelo projeto Zona Viva. “Eu sou dona de casa, tenho uma filha, e o curso apareceu como uma oportunidade, porque eu não tenho uma profissão, nem condições de pagar um curso como esse”, conta. Com o kit de trabalho nas mãos, ela comemora o momento. “Hoje eu me certifico e sou uma design de sobrancelhas. É uma grande benção, principalmente para a gente que mora num lugar de periferia, mais distante, para uma mãe de família que não teve muitas oportunidades”, completa.
A certificação foi realizada nesta quarta-feira (29) e contou com a participação da secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana; do secretário executivo da Proteção Social da SPS, Paulo Guedes; da coordenadora geral do Zona Viva Ceará, Camila Silveira; e da gerente de Educação Profissional do Senac, Priscilla Carneiro. Na ocasião, a secretária Onélia Santana destacou que o projeto atende a uma demanda da população do residencial e foi construído de forma coletiva com os moradores.
“Esse resultado aqui é fruto de parcerias importantes com a sociedade civil, com as lideranças comunitárias, com os jovens, com o Governo do Estado do Ceará”, ressaltou a secretária. “Isso aqui vai ser repetido na Cidade Jardim e em muitos outros residenciais, porque o que é bom a gente tem que disseminar e levar para muita gente. Podem ter certeza de que nós estamos aqui lutando por dias melhores para todos os cearenses. Que vocês possam montar o negócio de vocês, ter a sua clientela, ganhar o seu dinheirinho e ser feliz”, completou.
Evelyn Ketlen, 9 anos, é uma das concludentes do curso de Inclusão Digital para Crianças. “Está sendo um momento muito legal. O curso foi muito bom e importante para nós, crianças irmos desenvolvendo essa área, para termos esse conhecimento desde cedo”, afirma. Ela estava na cerimônia ao lado da mãe, Rosa Monteiro, que também é aluna do projeto. “Eu faço curso de Maquiagem aqui e está sendo muito bom. É um espaço que veio para agregar, não só para as crianças, mas também para as mães, para começarmos um curso e encontrar nossa área de trabalho, nossa independência financeira”, conclui.
Os formandos participaram dos cursos de Inclusão Digital para Crianças, Design de Sobrancelhas e Informática Básica. Na ocasião foram entregues 20 kits para as alunas da turma de Design de Sobrancelhas, como estímulo ao empreendedorismo e instalação do próprio negócio. Atualmente estão sendo realizados no espaço os cursos de Excel Básico, Assistente Financeiro, Assistente Administrativo e Maquiagem.
Coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o Zona Viva Jangurussu funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h, com ações de capacitação profissional, esporte, cultura e lazer para a comunidade. O espaço foi inaugurado em 3 de agosto de 2023 e conta com brinquedopraça, sala de informática, sala multiuso e área de eventos. O público alvo do projeto são famílias residentes nos conjuntos habitacionais e em áreas vizinhas.
Mín. 24° Máx. 37°