A mostra fotográfica é gratuita e livre para todas as idades
O Museu Arena Castelão recebe a mostra fotográfica “Da Terra Batida ao Gramado”, promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante. A ação é uma parceria da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte).
A abertura acontecerá na terça-feira (8), às 10h, no Museu Arena Castelão localizado na Avenida Alberto Craveiro, 2901, no bairro Castelão, na cidade de Fortaleza. Conta com a curadoria do artista e fotógrafo Leo Silva e do artista visual M.Dias Preto. A atividade é gratuita e ficará aberta ao público até o dia 31 de outubro deste ano. Seu acesso é através de agendamento para instituições públicas e/ou organizações sociais.
A mostra reúne imagens do fotógrafo e do Acervo Museu Uma Filomena, da comunidade Santa Filomena, localizada no bairro Jangurussu, onde apresenta a interação da população com o campo, a partir das fotos, que celebram as partidas na terra, a movimentação dos times e a ocupação da comunidade aos domingos. Neste campo, que também viveu manifestações sociais e culturais, é atravessado por diferentes gerações dessa comunidade que resiste.
Leo Silva celebra a chegada da mostra ao Museu Arena Castelão e acredita ser um momento importante para relembrar a história da comunidade e saber que “são times presentes na memória. Essa exposição é uma homenagem à comunidade, aos times e a todos que gostam de um bom futebol comunitário”, enfatiza.
Para a diretora do Sobrado, Germana Vitoriano, a parceria com a Secretaria do Esporte vai proporcionar a construção de um diálogo entre a Cultura e o Esporte, pois, “nossas expressões culturais são atravessadas também pelo esporte, a exemplo do futebol, e podemos contribuir para o desenvolvimento e crescimento humano”, finaliza a diretora.
Leo Silva é escritor, fotógrafo e cineasta. É responsável pela direção dos filmes “PEDRO” (2022), “Uma História de Amor, Esperança e Fé” (2021) e “Rotina Familiar – Crônica Visual” (2020). Também das exposições fotográficas “É sobre a cidade mas também é sobre Filomena” (2024), “Uma Filomena – Um Olhar Sobre a Comunidade” (2023), “Meninos De Deus” (2019) e “Simples Cidade – Simplicidade” (2017), integra também as exposições coletivas “Horizontes Desejantes” (2022), “Reflorestamento” (2022) e “BUDEGAS” (2019). Faz parte do Painel da Fotografia Cearense Contemporânea (2020). É idealizador da Carcará Foto Conferência, e colaborador do livro SARAL #2 de Talles Azigon como co-autor do livro com as suas fotografias. Foi premiado, junto a artista visual arth3mis, com o “Projeto [Sem Nome]” no PRÊMIO PORTFOLIO SOLAR 2022 no Fotofestival SOLAR. Atualmente, é colunista na Revista Berro. Toda a sua biografia e trabalhos, tanto no audiovisual como na fotografia, visam contar um pouco sobre a história e memória do Jangurussu, sobretudo da comunidade Santa Filomena.
Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através de parcerias que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.
“Castelão” ou Estádio Governador Plácido Castelo, localizado no bairro Castelão, foi inaugurado no dia 11 de novembro de 1973, pelo então governador do Ceará, César Cals. Hoje é o maior e mais moderno estádio do Ceará. Com a celebração do seu cinquentenário, reestruturou o Museu Arena Castelão, um espaço que conta a história do futebol cearense e do estádio, através das imagens do estádio, troféus e camisas dos clubes cearenses.
Sobrado Dr. José Lourenço realiza a abertura da mostra Da Terra Batida ao Gramado no Museu Arena Castelão
Artista: Leo Silva | Curador: Leo Silva e M.Dias Preto
Dia(s): 8 a 31 outubro (terça-feira)
Link para agendamento:https://arenacastelao.info/visita-guiada/
Local: Museu Arena Castelão – Avenida Alberto Craveiro, 2901, Castelão – Fortaleza – CE
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Mais informações: [email protected] / (85) 9 9986.5086 (WhatsApp)
Visitação gratuita
Mín. 21° Máx. 37°