Terça, 23 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Morada Nova, CE

Quixadá Quixadá

Entenda fenômeno que ocasionou chuva torrencial em Quixadá

Nuvem do tipo cumulonimbus mais desenvolvidas ocasionaram chuva rápida e intensa, além de influenciar em fortes rajadas de vento.

04/02/2023 às 13h45 Atualizada em 04/02/2023 às 13h57
Por: Redação Fonte: Diário do Nordeste
Compartilhe:
Entenda fenômeno que ocasionou chuva torrencial em Quixadá

A cidade de Quixadá, no interior do Ceará, foi surpreendida com um forte temporal na noite desta quinta-feira (2). A chuva, acompanhada de ventos fortes e raios, deixou ruas alagadas, destelhou casas e arrastou cadeiras e mesas de estabelecimentos comerciais.

 

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva foi provocada por nuvens do tipo cumulonimbus, mais desenvolvidas e ocasionam chuva rápida e intensa, além de influenciar em fortes rajadas de vento, assim como foi registrado em Quixadá.

 

 

A gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, explica o motivo do temporal em Quixadá. 

 

"O que ocasionou a chuva foi uma nuvem cumulonimbus. Trata-se de uma nuvem convectiva e ela está sempre associada a raios e trovões que também foram registradas por lá através dos vídeos que a gente observou. Outra coisa. A ventania também faz parte deste tipo de evento. O que contribuiu para o sistema? Muito calor e muita umidade", afirmou.

 

Vídeos divulgados por moradores nas redes sociais mostram as rajadas de vento balançando as árvores e carros trafegando com dificuldades pelas vias. Em algumas regiões houve também queda de energia.

 

Alagamento na cidade

 

O subtenente do Corpo de Bombeiros de Quixadá, Márcio Jean, disse em entrevista à TV Verdes Mares que a chuva foi forte, mas que teve duração de apenas 1 hora, o suficiente para provocar estragos. Segundo Jean, houve também uma explosão de um transformador na rodoviária da cidade.

"A chuva foi rápida graças a Deus, porque se tivesse sido extensa mais um pouco poderia ter acontecido algo pior. Agora mesmo no momento está sol na cidade, parou [de chover]. Foi uma chuva que durou em torno de 1 hora. A gente frequentou vários pontos de alagamentos na cidade, mas os alagamentos foram rápidos. A drenagem foi muito boa da cidade, mas ficou os danos aí para muita gente. Casas destelhadas e algumas barracas que existiam aqui no entorno da praça José de Barros que o vento muito forte levou", contou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Quixadá - CE
Quixadá - CE
Sobre o município Notícias de Quixadá - CE
Morada Nova, CE Atualizado às 22h04 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 34°

Qua 34°C 20°C
Qui 34°C 19°C
Sex 34°C 19°C
Sáb 35°C 20°C
Dom 33°C 20°C
Enquete